6 de julho de 2011

Manutenção aos rolamentos dos patins em linha.

Para quem anda de patins em linha com regularidade, os patins e mais propriamente os rolamentos têm de ser limpos, caso contrario deixarão de rodar e já não conseguimos ter aquela fluidez do rolar de quando são novos.

Alguns rolamentos são quase blindados , o que se torna difícil abri-los e fazer a sua manutenção,mas também têm a sua vantagem, estão mais resguardados as impurezas da estrada.
Vamos lá começar:
Retirar as rodas e limpar a "frame" com um pano húmido. Também se pode usar o pano para limpar a bota.
"Armação de metal e as esferas" "as aranhas e as tampas de nylon" Os parafusos das rodas e os separadores
de alumínio.
Desmontar os rolamentos que são constituidos pelas esferas, a aranha, a tampa de nylon e a armação de metal.
No meu caso não são rolamentos blindados, caso contrario seria penosa a tarefa.

A aranha é aquela peça preta e a tampa de nylon, estas duas peças são limpas com agua e detergente.
Uso uma escova de dentes velha para esfregar, depois são postas a secar.

Têm de ficar bem secas (1 dia), não vamos querer agua nos rolamentos caso contrario enferrujam rapidamente, o lubrificante não actua e é para o lixo.
Liquido que uso para limpar somente a parte metálica do rolamento, a estrutura metálica, as esferas, os parafusos das rodas e os separadores de alumínio. Não use água para as partes metálicas!

A Acetona não pode ser usado em plásticos/nylon, ficam danificados.
Uso uma garrafa de plastico para colocar os parafusos, os separadores de aluminio, as esferas e a estrutura de metal, encho a garrafa de acetona, ficando um pouco acima das peças, só para cobrir e agito durante uns 3 minutos. Depois disso, passo uns guardanapos de papel pelas peças para retirar alguma sujidade mais persistente e ficam à espera que o resto das peças sequem.
Oleo indicado para lubrificar os rolamentos apos estarem limpos.

Neste caso tenho dois tipos de oleo da Twincam, o Pure Racing que é muito fino e usado para os rolamentos rolarem mais rápidos e o Ultra Gel, mais viscoso mas que protege de poeiras e humidade, não é para ser usados em simultaneo =)
A aplicar a aranha já seca no rolamento, como se tem de mover as esferas para cada espaço da aranha, uso uma agulha para facilitar o trabalho.
Rolamento com a aranha montada, só falta lubrificar e por a tampa de nylon.
Hoje resolvi lubrificar os rolamentos com o oleo mais fino "Twincam TK Pure Racing Oil K9", basta 2 gotas, não é para encher de oleo
Fechar o rolamento lubrificado com a tampa de nylon e fazer rodar o rolamento para espalhar bem o lubrificante.

Montar o rolamento na roda .
Colocar o separador de alumínio e aplicar o outro rolamento na roda.
As rodas estão prontas para ser montadas no patim.

Actualização - 2012-12-31

Também se pode usar petróleo e lubrificante por exemplo DW40.
Publico um video de como limpo actualmente os rolamentos para diminuir o tempo dispensado na manutenção dos patins.



Lembre-se de manter os patins sempre em "forma"!

20 comentários:

  1. Ola! Onde você compra as suas rodas?

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  2. boas tudo bem? eu tenho uns patins que comprei faz já muitos anos, só que eles não deslizam, quase que tenho de comer um bife para andar neles... pensei que fossem os rolamentos, então comprei uns ABEC 7 limpei a frame e as rodas meti os rolamentos novos e continua igual... não percebo :s
    só para dar ideia da cena eu fui patinar com um amigo meu e a meio trocamos de patins, ambos íamos caindo eu porque aquilo deslizava tanto que parecia que tinha manteiga e ele porque mexeu-se para os patins andarem mas eles quase não andaram... lol... preciso de ajuda técnica para perceber o que está mal naquilo..
    obrigado

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  3. Bom dia, é provável que estejas a usar rodas muito moles "80a,82a", é o que vejo na maioria dos patins em linha vendidos na Decathelon, Sportzone, etc, têm muita aderência o que alem de se gastarem rápido quando se treva em "T", não se sai do sítio.

    Umas rodas de dureza 84A ou 85A vão fazer toda a diferença.

    Até fiquei admirado por ver este tipo de rodas à venda na Decathelon

    http://www.decathlon.pt/PT/4-rodas-hyper-concrete-grip-173307449/

    Verifica que rodas tens, elas têm duas medidas, uma é o tamanho e a outra é a dureza que é acompanhada com a letra"A".

    Boas patinadelas e até a próxima.

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  4. Olá, quero felicitá-lo pelo seu blog e pela informação que colocou a distancia de um clique, muito obrigado.
    Gostaria de saber aonde comprou os seus óleos se for possível é claro.

    Abraço

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  5. Boa noite, obrigado pelas palavras! Eu encomendei o lubrificante no site do fabricante.
    http://www.twincambearing.com/

    Abraços

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  6. Boa noite, o fabricante é americano, não teve que pagar taxas alfandegarias? E o preço?.
    Procurei bastante na net mas ainda não encontrei quem venda este óleo.

    Obrigado pela dica!

    Bons treinos

    Abraço

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  7. Não pagei nenhuma taxa alfandegária, comprei na altura 5 Tubos "TK Ultra Light Gel" e ofereceram um "TK Pure Racing"
    O preço encontra-se aqui.
    http://www.twincambearing.com/accessories/accessories/tk-ultra-light-gel

    Abraços e boas patinagens.

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  8. Olá, não consigo fazer a inscrição no site da twincambearing, não encontro o formulário! É só por convite?
    Estou um pouco a rasca porque os meus patins estão com os rolamentos a fazer aquele sibilo e não tenho óleo para os lubrificar depois da limpeza.
    Isto num par, no outro tenho uma roda a fazer um ruído como se tivessem areia dentro! Estão a precisar de manutenção, por acaso não me quer vender um frasco dos seus? Perguntar não ofende! Isto porque já enviei um email para a twincam e até agora nada.

    Abraço

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    1. Para encomendar, tem de se ir ao link que enviei, adicionar o que se pretende ao cesto de compras, ir ao "show cart" e fazer o checkout e como não tens ainda dados de "cliente" escolher "New? Please Provide Your Billing Information" e preencher os dados do formulário.

      Abraços

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  9. Bom dia. Muito obrigado. Se puder ajudar em alguma coisa é só dizer. Sou de Vila do Conde.

    ABRAÇO

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  10. Bom dia. Bom, vi o vídeo acima da limpeza de rolamentos que não são blindados.... como séria a limpeza de rolamentos blindados? ex: SG7, SG9 como remover e repor a blindagem?

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    1. Esse tipo de rolamentos não dá para abrir sem danificar uma das "tampas"... no entanto podes realizar o mesmo procedimento sem os abrir.

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  11. Olá. Suas dicas foram perfeitas. Há um tempão buscava essas informações. No meu caso estava pensando em usar:
    1.Acetona como solvente;
    2. O speed Cream (óleo lubrificante da Bones).

    Está adequado? Com relação aos rolamentos blindados, como fazer. Eu ainda não deu uma olhada nos meus e não sei de qual tipo são os rolamentos. Eles são da Traxtart - Abec 3.

    Obrigado.

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    1. Olá, ultimamente tenho usado petróleo como solvente/limpar e o resultado tem sido melhor mas podes usar acetona.
      se os rolamentos são blindados podes colocar os rolamentos dentro de uma garrafa pequena, cobrir com petróleo "tem à venda nos supermercados" e agitar bem depois deixas secar e com um lubrificante de spray exemplo DW40 lubrificas bem , ele acaba por entrar dentro do rolamento blindado. O Speed Cream é bom demais para rolamentos blindados! ;)

      Boas patinagens!

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  12. Como vamos lubrificar o rolamento sem abrir? Desculpe tantas perguntas..mas é coisa de iniciante.

    Grato

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    1. Olá, desculpa não tinha visto a pergunta. Colocas os rolamentos numa garrafa de plástico com petróleo, agitas bem, depois tiras e deixas eles secarem um pouco e deixas spray lubrificante e é só esperar uns minutos que o lubrificante entre no rolamento.

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  13. Os parafusos e os espaçadores possuem folga quando montados? o meu aqui tem e tranca muito ao patinar, estou tentando descobrir o motivo.

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    1. Os espaçadores não podem ter folga caso contrário ao apertar as rodas no patim vai prender rodar mal.

      Boas patinadelas!

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  14. Gostei muito desta demonstração. Muito útil. Obrigado.

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