27 de fevereiro de 2012

Patinar na rua com patins em paralelo.

Rodas Roll Line Helium
Era hábito ao fim de semana pegar nos patins em linha e ir fazer uns quilómetros junto ao mar, mas algo está a mudar e os patins em paralelo têm sido a minha companhia e proporcionado uma experiência muito agradável.

Os patins em linha mais comuns, devido ao tamanho das rodas "entre 76 a 80 de diâmetro" e á largura destas, não está tão sujeito a tropeços devido a galhos, pedras e outras irregularidades existentes nas ciclovias e passeios. Não necessita de dispensar muita energia para rolar porque alem das rodas serem maiores, a largura da roda é mais estreita, não existindo tanto atrito.

Relativamente aos patins em paralelo, e estou a falar daqueles que usamos nos pavilhões para a prática da patinagem artística, já são um pouco mais problemáticos para serem usados na rua e antes de "embarcar" nessa aventura, temos de trocar as rodas.
As rodas que estes patins vêm equipados não são nada aconselháveis para o uso exterior por diversas razões, são rodas muito pequenas "o mais comum é tamanhos 55 e 57⦰" e muito duras, se vai para a rua com elas, já não servem para treinar nos pavilhões, ficam todas picadas e deformadas com os movimentos no chão abrasivo.
Uma boa escolha são as rodas Roll Line Helium,  excelentes para o uso exterior,  alem de não serem muito caras "45€ / pack8", são maiores, com 64 ⦰, duras o suficiente para nos dar um patinar rápido (83a), absorvem a trepidação e diminuem o barulho do rolar, dando um patinar mais suave, e confortável.
Rodas de tamanhos inferiores a 64 e dureza superior a 88a  oferecem um rolar desagradável  nos pavimentos exteriores que Portugal nos oferece.
Pretendia experimentar outras rodas (Ex: Krypto Route 65/70 ⦰ ou as RD Twisters 65/70 ⦰, estas últimas são mais duras...) mas alem da oferta ser escassa, quando se vê umas interessantes, o preço duplica!

Agora que se tem umas rodas "ideais" para andar na rua...
- é um verdadeiro exercício para as pernas
- temos de despender mais força para manter velocidade devido a largura das rodas que provoca mais atrito e os cuidados são redobrados pois encontramos mais ramos, pedra, etc pelo mesmo motivo,
- difícil de travar em "T" porque estas rodas saltam como de fossem bolas de borracha, como recurso temos de usar o "toe stop".

Os patins em linha são melhores para andar na rua, mas os patins em paralelo com as rodas certas consegue-se desfrutar do passeio, mesmo com todos estes mini-obstáculos!



12 comentários:

  1. Olá!
    Uma pergunta, se eu usar essas tais rodas, consigo andar bem em calçada portuguesa ou em alcatrão mais gasto? Sentem-se muito as vibrações? É que eu estou à procura dos patins mais adequados para andar na rua, em qualquer tipo de terreno (calçada, alcatrão, terra batida, etc...) e não sei o que é melhor. Costumava andar com uns em linha da ROCES, de quatro rodas, muito vulgares. Mas sinto muito a trepidação nos pés, tropeço facilmente em pedras pequenas e é um grande desconforto e perigo (cada vez que apanhava asfalto colocado de novo era uma alívio!). És capaz de me aconselhar? Não consigo encontrar este tipo de informação na net...
    OBRIGADA!
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Os patins em linha e os patins em paralelo têm suas limitação quanto ao piso (os patins em paralelo são mais limitados), não se consegue patinar numa superfície de terra porque irá abrandar as rodas, ficam presas e enfiadas na terra/areia e os rolamentos ficavam sujos rapidamente.
    Patinar em calçada Portuguesa também é penoso, está-se a tentar andar num pavimento muito irregular e o tamanho das rodas (seja dos patins em linha ou paralelo) não é suficiente para ultrapassar certos obstáculos e conseguir patinar em qualquer lado.
    Os únicos patins que podem de algum modo ajudar a andar nesse tipo de pavimento são os patins "landroller" http://www.landroller.com/
    Mas mesmo estes não irão dar um patinar confortável em todo o piso.

    Estamos limitados ao tipo de pavimento e à qualidade deste!

    Boas patinagens!

    ResponderEliminar
  3. Olá, já experimentamos algumas rodas e as que mais gostamos são estas aqui: http://www.otreininho.pt/produtos/patinagem/rodas/Rolline046

    Bons passeios com os teus patins!

    ResponderEliminar
  4. EU ANDEI DE PATINS DURANTE MUITOS ANOS, DIGO NOS ANOS 80, TENHO 47 ANOS, MAS O MEU PATINS ERA O PARALELO, SERÁ QUE É MUITO DIFÍCIL ANDAR NOS MODERNOS EM L
    INHA??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é difícil, é só uma questão de persistência!
      Boas patinadelas!

      Eliminar
  5. Estou interessado em adquirir uns patins em paralelo de 4 rodas e sujeitar-me ao vicio que em tempos de miudo tive!
    Estou a viver numa ilha, onde os passeios junto ao mar estão em excelentes condições!
    gostava que me ajudassem a adquirir material e que fosse em conta!!
    Um Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os patins em paralelo já são construídos ao gosto de cada um, bota de cano alto/medio/baixo, quanto à frame, uma Roll Line Variant é mais que suficiente e as rodas ... acho que não há melhor que as Rolline Helium para patinar na rua.
      Boas patinagens e diverte-te!

      Eliminar
  6. Olá! Eu não sou de Lisboa, mas tenho uma amiga que vai passar por ai e me comprar equipamentos de patinação, mas estou tendo muita dificuldade em encontrar uma loja física pesquisando pela internet. Se não for muito abuso da minha parte, você tem alguma loja (nome e endereço) para indicar que venda este tipo de roda e outros equipamentos de proteção para patins paralelo?

    Muitíssimo obrigada!!

    Awdrey

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nós também não somos de Lisboa, não conhecemos lojas de patins lá. :(

      Eliminar
  7. olá

    eu tenho um patis paralelo e um patins em linha,e patino mais em quaras e competiçoes,qual é o melhor nesse caso?

    ResponderEliminar
  8. olá

    eu tenho um patins paralelo e um patins em linha,e patino mais em quadras e competições,e gostaria de saber qual é melhor nessa ocasião

    grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para patinar na rua nós preferimos patins em linha, cansa menos, mais fácil de passar por irregularidades que possam aparecer no piso. :-)

      Eliminar