Os patins em linha e a patinagem recreativa está a ganhar cada vez mais adeptos, principalmente a geração mais adulta!
Patinar é o prazer de sentir o corpo fluir, o vento bater no rosto, o som das rodas a rolar, a sensação de liberdade, a tranquilidade, a felicidade do momento... uma imensidão de sentimentos agradáveis quando já se tem algum domínio nos patins. As quedas são inevitáveis tanto para o aprendiz como para o profissional. Quando estamos a iniciar a patinagem, a persistência é a chave para ir mais além, as quedas não nos deverão fazer desistir mas sim intensificar a vontade de superar o desafio, aos poucos o corpo adaptasse. Devemos ser conscientes e não arriscar em demasia, não vale o risco de lesionarmo-nos e ficarmos impedidos de patinar ou mesmos de fazermos as nossas inúmeras tarefas diárias por vários meses.
Muitos pensam que "patinar é perigoso...", mas será de facto perigoso? Podemo-nos magoar a jogar futebol com os amigos, cair da bicicleta durante um percurso habitual, torcer o pé numa prova de corrida... será então seguro deixarmos de praticar desporto porque é perigoso? O sedentarismo também o é! Não vamos deixar que o medo nos impeça de praticar aquela modalidade que para muitos ficou esquecida num sonho de quando éramos crianças.
Aprender a patinar sozinho é demorado e uma "seca", mas podemos acelerar o processo de aprendizagem indo para um Clube de patinagem.
Um clube oferece uma grande ajuda, a possibilidade de praticar no meio de outras pessoas com o mesmo gosto pela patinagem num ambiente controlado que normalmente é num pavilhão, acesso a patinadores e treinadores que nos ensinam pormenores técnicos importantes e que querem ver-nos a atingir um nível de patinagem de qualidade. Lá, cria-se um compromisso de melhorar porque os outros também estão a treinar para isso, não ficamos encabulados quando caímos porque todos caiem e no final as gargalhadas são de quem está no chão e de quem lhe estende a mão, ouve-se vozes de incentivo e não de gozo ou repreensão. Participamos em eventos, convívio com outros clubes, passeios, etc. Um clube é como uma família se tratasse.
Já nos perguntaram várias vezes se é possível aprender a patinar em poucas horas e a nossa resposta é simples... NÃO
Quando se patina pela primeira vez, o corpo está completamente tenso e em constante desequilíbrio, vamos ficar fatigados só por tentarmos patinar 500 metros e a fadiga provoca ainda mais desequilíbrio, não estamos preparados para executar as manobras básicas que nos é demonstrado porque falta aquele tempo de adaptação ao "objecto" estranho que nos cria instabilidade que é o patim.
Esta modalidade como qualquer outra modalidade requer de nós, tempo, treino regular, muita persistência e paciência mas vale a pena.
Divirtam-se muito a patinar!