30 de maio de 2011

Patinagem artística, preconceito ou ignorância?



Está prestes a fazer 1 ano que andamos de patins em linha na rua e 3 meses que treinamos patinagem artística na escola "EPatinagem".

Praticamos dentro dos possíveis, o trabalho, as tarefas domésticas e locais de treino são obstáculos que nos deparamos diariamente e vamos gerindo da melhor forma.

Uma das escolas ou local onde treinamos patins em linha anunciou o seu encerramento e como não pretendíamos abrandar o ritmo de treino começamos a entrar em contacto com algumas escolas de patinagem artística para preencher essa lacuna.

Nenhuma escola de patinagem artística no distrito do Porto (que enviamos email) respondeu... quer dizer, houve uma escola no qual não escrevemos a palavra maldita "patins em linha" no email, o que nos permitiu este sábado ser convidados a falar com os treinadores.

Assim que chegamos, fiquei a ver um pouco os atletas a treinar e fique impressionado com a perícia de muitos dos miúdos e pensei cá para os meus botões "os treinadores daqui são muito bons !".

Aproximei-me de uma das treinadoras para falar sobre a nossa possível entrada e mal prenunciei "patins em linha", uma resposta relâmpago surgiu, pondo termo ao dialogo.

- A Autarquia não permite patins em linha neste pavilhão, só quatro rodas, pedimos desculpa.

Tal resposta surgiu num ápice, nem deu para falar mais, parecia uma negação programada, desencadeada pela palavra maldita.

O dialogo não durou mais que 30 segundos.

Os treinadores de patinagem artística não sabem que existe patinagem artística em linha, sempre treinaram e praticaram com patins em paralelo e o resto não pertence ao mundo da patinagem artística, ou, patins em linha é um "bicho" estranho, não é tradição patinar com esse tipo de patins.

Preconceito ou ignorância? Não sei.



30-05-2011

29 de maio de 2011

Patinagem Artística (o 1º contacto)

O gosto pelos patins fizeram-nos ponderar em tentar praticar patinagem artística.

A intenção era adquirir técnica para desenvolver um estilo de patinagem livre em linha diferente, mas a verdade é que a patinagem artística conquistou um lugar nos nossos corações e lá nos inscrevemos numa escola de patinagem artística " Escola de Patinagem da Areosa " que abriu recentemente e está presente no Facebook.

Que eu saiba, ninguém pratica patinagem artística em linha "em Portugal", e para não ser-mos muito diferentes do resto do grupo resolvemos adquirir uns patins em linha artísticos, provavelmente os 1º a entrar em território Nacional.

Edea Ice Fly + Snow White Frame
Edea Ice Fly + Snow White Frame
Estes patins da inlinefigure foram a nossa escolha e são fantásticos!
Como não existia nenhum representante deste tido de patim, resolvemos dar uma ajuda para que pelo menos, se alguém pretender adquirir uns, ter a vida facilitada.
Contactamos duas empresas do ramo artístico, a "Camilosport" e "O Treininho", esta última empresa foi a única que mostrou interesse e conseguiu a representação em Portugal.

A maior diferença destes patins para uns patins em linha standard é o local onde temos de aplicar o peso.
O hábito de aplicar o peso na parte de frente dos pés, nestes patins, resulta no sucessivo travar com o "toe stop", que é aquele travão na ponta do patim, temos de plicar o peso mais nos calcanhares.
No caso de adquirirem este tipo de patim e não estarem à vontade com eles, subam o travão o máximo  e vão baixando conforme vão se habituando. A distancia deste travão entre o chão é relativo, se pretenderem praticar saltos, terá de estar a um dedo do chão, caso contrário é a distância que mais vos agradar.

Aqui vai o vídeo depois de algum tempo a praticar com eles.




A patinagem artística exige muito fisicamente e mostrou-nos que a nível de elasticidade e resistência estávamos em "baixa forma".


Patinar em Lisboa

Não é fácil encontrar locais onde se consegue patinar, é um desporto que exige uma superfície lisa e para ajudar, um desporto afastado das preocupações das autarquias. Ou andas de bicicleta ou então ... safa-te ... e é o que tenho andado a fazer, procurar locais  que tenham pistas com alguma extensão e encontrei em Lisboa o Paredão de Oeiras =)




21 de maio de 2011

A começar o ano da melhor maneira !!

É mesmo amor, não se consegue descalçar dos patins e para brindar o início de um ano novo, nada melhor que um passeio de patins em linha e que 2011 seja repleto de patinagem =)

O que importa é diversão!

O tempo foi passando e conforme se vai tendo tempo vai-se praticando... invejo o tempo livre dos miúdos ;-)

Mas não é por falta dele que não nos divertimos, arranja-se sempre um tempo de antena para os patins!

19 de maio de 2011

Patins para slalom


Maravilhado com vídeos de pessoal a fazer Freestyle Slalom comecei a analisar ao pormenor o que usavam.


Seba Delux Frame

Uma das diferenças era a frame "o ferro por baixo da bota que leva as rodas", esta frame não ultrapassava na maioria dos casos o tamanho da bota, ficando todas as rodas por baixo desta oferecendo assim maior mobilidade.

Full Rocker (Banana)


Outra diferença era o tamanho das rodas, não eram todas do mesmo tamanho, as rodas das extremidades eram mais pequenas. Desta forma só existia 2 rodas a fazer atrito no chão o que aumentava drasticamente a agilidade dos patins mas em velocidade se tornavam mais instáveis.

Uma das marcas lideres nesta área é a SEBA e que posso dizer que são muito bons nos produtos que lançam para fora.

Olhando a estas diferenças e a afamada qualidade dos patins, fez-nos adquirir uns novos patins em pouco mais de 1 mês... bye bye Fila... x-)
Seba High c/frame deluxe & Seba GT c/frame Alu. 6000
Os SEBA High são confortáveis e muito resistentes, para a minha Esposa foi os SEBA GT, que eram considerados os mais confortáveis dessa marca.
Depois de os calçar e experimentar o que foi mais notório foi a velocidade que estes atingiam sem fazer esforço, rolavam como por magia, alem de terem uns rolamentos muito interessantes " TWINCAM ILQ 9 PRO", a dureza das rodas (85A) também influenciava bastante.

Como é habitual, encontrar em Portugal uma loja que venda este tipo de patins é algo imaginário como tal, tivemos de mandar vir de Espanha, da Empresa INERCIA, mas também existe a IN-GRAVITY que é igualmente de confiança.
Comprar uns patins pela Internet não é muito encorajador, podem não servir, mas a equipa da INERCIA ajudou e muito na escolha do tamanho e são muito profissionais, já realizei lá várias compras sem qualquer problema.

Vamos lá experimentar =)

Tentativa de fazer Freestyle slalom skating

Inevitável da minha parte, quando estou entusiasmado com algo, é imediatamente consultado na Internet.
Vi dezenas de vídeos, tutoriais, etc , tudo com o intuito de acelerar a minha aprendizagem.

No mundo de tanta informação, uma pesquisa na Internet apresenta sempre novidades surpreendentes e uma delas foi o "Freestyle slalom skating".

Este estilo de patinagem consiste em fazer uma série de truques entre os cones sem os derrubar.
Já estava fascinado com os patins e agora com um incremento de desafio ainda pior.

Só patinava há 3 semanas mas lá fui eu experimentar uns truques vistos no Youtube =)





#

Depois das primeiras 5 horas de patins...











Por vezes leio em alguns fóruns de patinagem pessoas a lamentar que "já é tarde demais", "já não temos idade", "é de miúdo que se aprende a andar", "já não vou lá, tenho 2x anos..."  bla bla bla, está-se sempre a tempo de aprender, desde que exista saúde, capacidade motora e vontade.

Depois de 5 horas a andar de um lado para o outro, a confiança surgiu e chegou a hora de andar de patins na rua, mas com todas as protecções que se tem direito!  =)





18 de maio de 2011

Os nossos primeiros patins em linha

Ainda me lembro da vontade de comprar os patins em linha, parecia um miúdo a querer abrir as prendas antes do natal. Lá fomos nós a "todo gás" à Decathlon comprar os nossos primeiros patins e claro, as respectivas protecções.
Os nossos primeiros patins em linha (2010-07-01)



















Não foi assim há tanto tempo, nem 1 ano passou, mais precisamente 1 de Julho de 2010, mas o prazer de andar de patins em linha mantém-se inalterável.

Para não fazer "má figura " na rua fui treinar as escondidas "sou tímido ;)" e a 1ª coisa que resolvi treinar "alem de tentar andar em frente" foi travar e estava pronto para a guerra!

Aos 34 é que me deu para isto, as quedas vão ser mais dolorosas heheehehhe


Artigo relacionado (Características a apreciar num patim em linha).