Em algumas das minhas publicação costumo de algum modo tentar incentivar os adultos, no caso de sentirem alguma "atracção" pela patinagem artística, a envolverem-se nesse mundo que tanto gosto mas que, por motivos pessoais, me levam a afastar por tempo indeterminado (só da patinagem artística =) ).
Nem tudo são rosas, alegrias e blabla ... coisas bonitas, seja na patinagem ou qualquer outra modalidade. Já me envolví em várias modalidades durante a minha vida, mas vou escrever sobre a patinagem artística que é a que mantinha contacto e de algum modo pretendo ajudar e alertar quem pretende iniciar a pratica desta.
P: Posso aprender a fazer patinagem artística após os 30 anos?
R: Podes, mas vai existir muitos obstáculos...
1º - Disponibilidade
A disponibilidade para os treinos não é a mesma, temos afazeres, rotinas diárias que nos ocupam o tempo, será muito difícil conciliar os treinos com o pouco tempo pós-laboral que nos resta.
2º - Resistência psicológica.
Não é facil depois de 8 horas de trabalho (para não falar em mais....), mantermos à mesma vontade ou predisposição para treinarmos e nesta modalidade o esforço fisico colide com a resistência psicológica.
3º - Coragem
Esta modalidade não tem lugar para "medos" e temos de estar dispostos a saltar, a andar com velocidade, a fazer uma serie de peripécias que serão propícias a umas quedas.
Pois é, nesta idade, sem qualquer hábito a quedas, vamos facilmente adquirir no mínimo o que se chama no calão portuguese "relógios de tempo". Distensões musculares e micro-roturas que nos irão incomodar com a variação climatérica e com o passar do tempo.
4º - O local onde vais treinar.
Será maioritariamente ou totalmente povoado por crianças. Vais te sentir provavelmente "desconfortável" e dificuldade na participação ou envolvimento no espirito do grupo devido à discrepância de idades e mentalidades, terás de estar disposto/a a treinar "isolado/a".
5º - Os treinadores e método de treino.
Provavelmente assistirás a treinos onde reina a pressão, berros de ordens, choques emocionais e numa ou outra escola, castigo físico, que para uma criança "aparentemente" não a afecta, mas provavelmente te vai afectar só pelo facto de presenciares.
Alguns treinadores não estão preparados para lidar com adultos, a contestação de uma decisão de um treinador poderá ser levada a mal porque não está habituado a receber "reclamações" (a reclamação de um miúdo não é vista do mesmo modo que uma reclamação de um adulto ), como tal, caso seja confrontado pode apresentar uma personalidade ditatorial e fazer afastar os "crescidos".
6º - Ser aceite na "comunidade"
Devido a estes problemas, muitos dos treinadores não estão dispostos a perder tempo com os adultos e como tal não te vão aceitar.
7º - Reacção dos clubes e a sua liberdade de escolha e acções.
Alguns clubes ficarão ofendidos se experimentar aulas noutros clubes, por pretender sair do clube para ir treinar para outro lado ou por não querer participar em festivais e realizar provas.
Quando se está filiado num clube, este poderá confundir essa pessoa inscrita, com algo que adquiriu e pressupõem que o patinador deixa de ter liberdade de acção, de escolha ou vontade.
P: Mas, será possível um adulto poder aprender a fazer patinagem artística?
Claro que sim, mas pode vir a ser um longo caminho até conseguir encontrar o equilibrio dos pontos apresentados.
Considera este texto como uma experiencia isolada , não é generalizada.
Para as mentes mais férteis, este texto não tem intenção de difamar ou denegrir esta modalidade.
Vive a tua experiencia.
Sem comentários:
Enviar um comentário